A dama do Turismo, prefeita
Elizabeth Schmidt entra para a história como a primeira prefeita eleita de Ponta Grossa
Elizabeth Silveira Schmidt vai governar Ponta Grossa pelos próximos quatro anos. Vencedora da única disputa feminina do país neste século, no segundo turno das eleições municipais, a professora candidata pelo PSD recebeu 87.932 votos, 52,38% dos votos válidos. Como afirmou em entrevista à PG Turismo em nossa última edição, Elizabeth tem a convicção de que o envolvimento cada vez maior da iniciativa privada, através da formalização, das parcerias e da adequação da cidade como destino levará a excepcionais resultados em curto prazo.
Entre as suas principais propostas para as áreas de inovação e competitividade turística, professora Elizabeth elencou a construção do novo aeroporto; criação de produtos, serviços e rotas turísticas; qualificação e preparo de mão-de-obra; e, principalmente, tratar o Turismo como indústria. “Aliás, esse processo já começou com implantação da Lei de Incentivo a eventos, que terá sua verba duplicada”, destaca a prefeita eleita.
Trajetória
Elizabeth já tinha sido a primeira mulher a ser candidata a vice-prefeita de Ponta Grossa, em 2000. Em 2002, foi candidata a segunda suplente da candidatura ao Senado de Nitis Jacon, pelo PSDB. Nas eleições de 2014, foi candidata a deputada federal, ficando na suplência pelo PSB. Possui experiência na gestão pública municipal como secretária municipal de Cultura e Turismo, Administração e Recursos Humanos.
Em 2016 elegeu-se vice-prefeita na chapa com o atual prefeito Marcelo Rangel e acumulou por mais de um ano a função de presidente da Fundação de Turismo. Neste período fortaleceu a marca Ponta Grossa Turística, foi a primeira coordenadora do Fórum G11 do Turismo Paranaense, conquistou a vaga para Ponta Grossa no Conselho Estadual de Turismo, revisou e ampliou a lei de incentivo a eventos geradores de fluxo turístico - Lei 12.066/2014, promoveu o cicloturismo e participou da definição das primeiras ciclofaixas da cidade. Elizabeth realizou a press trip internacional em Ponta Grossa, Castro e Carambeí. Fomentou a realização de eventos turísticos em Ponta Grossa, criou o Observatório do Turismo, implantou o programa de promoção turística Ponta Grossa Turística 2026, ampliou o uso de ferramentas digitais - QR Code, realidade aumentada, redes sociais, e em parceria com a UEPG promoveu a tradução do site Ponta Grossa Turística para vários idiomas.
A prefeita eleita foi reconhecida com a Menção Honrosa em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, pela Assembleia Legislativa do Paraná, recebeu o prêmio Destaque do Turismo Paranaense, concedido pela Fecomércio/PR, e desde 2013 é Cidadã Benemérita de Ponta Grossa.
